Marketing de Jogos

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Os jogos dos videogames saíram dos aparelhos e migraram para o ambiente online. Com a evolução das tecnologias Flash e Java os jogos online se popularizaram na rede, pois deixaram de exigir tanto desempenho da banda larga e do computador.

São infinitas as formas de ser criativo e conquistar público no ambiente online com o alcance que a internet tem hoje no mundo. Empresas desenvolvem sites para que o internauta interaja com os produtos que a empresa oferece, e o desenvolvimento de jogos é uma forma de atrair e entreter consumidores quando visitam o seu site.

Caracterizada como uma área versátil e abrangente, que atinge os mais variados públicos, a expansão do mercado de games vai além do entretenimento.  Jogos publicitários, educativos e empresariais, representam importantes oportunidades de negócio para essa indústria.  Com a expansão da internet móvel, uma aposta certeira é em jogos para dispositivos móveis, como tablets e celulares. O crescimento dos jogos sociais no Facebook é um bom exemplo dessa tendência.

Quem acredita que o público alvo desse tipo de campanha é formado por jovens e crianças, se engana, pois adultos também entram na faixa etária que joga na internet. “A área de jogos digitais está recebendo apoio e investimentos dos Ministérios da Educação, da Cultura e da Comunicação”, revelou a professora Tatiana Dantas, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Campinas.

Uma pesquisa realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado, e encomendada por grandes empresas mundiais de jogos, aponta para 35 milhões o número de usuários de jogos digitais no Brasil – o equivalente a 76% da população ativa na internet de 10 a 65 anos – que é de 46 milhões de pessoas. Esse resultado posiciona o Brasil como o quarto maior mercado do mundo nesse segmento, atrás apenas  dos Estados Unidos, Rússia e Alemanha.

Um caso particular de empresas que criam jogos para atrair o público e firmar questões da marca foi o jogo da Oi, empresa de telefonia, “acerte o chip” que além de entreter o público, fixou a ideia que a marca é a favor do desbloqueio de aparelhos celulares.  No site da Disney é possível encontrar jogos com os personagens dos filmes, já no site do canal de televisão Cartoon Network são encontrados jogos com os desenhos animados do canal, atraindo fãs para o portal da empresa, que além de divulgar o canal, atrai novos assinantes.

Segundo o SEBRAE o Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento de jogos digitais, com 35 milhões de usuários. O mercado nacional de games movimentou R$ 5,3 bilhões em 2012, com crescimento de 32% em relação a 2011.

Fontes:

http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Alertas/Brasil-tem-o-maior-mercado-de-games-no-mundo-em-2012#.UmlB63Ckpmk

http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/30312-jogos-digitais-tem-35-milhoes-de-usuarios-no-brasil-aponta-pesquisa

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