A importância do CRM na sua estratégia de marketing

Cada vez mais vemos termos estrangeiros sendo popularizados em nossa língua, aportuguesados ou não. O CRM  – Customer Relationship Management, é um deles.

Mas você sabe o que isso significa e a importância dele para a sua empresa?

Acredite, isso pode fazer a diferença no seu negócio. A gente explica melhor…

O que é CRM?

Importância do CRM

Em tradução livre, significa “gestão do relacionamento com o cliente”. Na prática, são esforços ordenados para conhecê-lo de modo mais profundo e para permitir o contato com ele de maneira automatizada. Ou seja, engloba uma ferramenta, a qual também recebe o nome de CRM.

De modo resumido, essa pequena sigla diz respeito não apenas a um conceito que coloca o cliente ou o prospect no centro das ações da empresa, como também indica práticas específicas e plataformas voltadas a facilitar esse trabalho.

Como funciona?

A gestão do relacionamento com o cliente/prospect é um processo contínuo, que depende da tecnologia certa, do registro adequado das informações, do bom uso da plataforma pela equipe, da análise constante dos dados e da tomada de decisão frente ao cenário encontrado.

Esse fluxo se renova a todo momento, fornecendo subsídios consistentes para o planejamento e desenvolvimento de estratégias. E isso é possível porque, além de organizar dados sobre clientes e leads, o sistema de CRM também viabiliza o cruzamento de informação.

Há diversos desenvolvedores hoje no mercado que oferecem soluções versáteis e práticas para pôr a casa em dia e ampliar o horizonte de resultados. Mas, vale lembrar que, como os recursos tecnológicos avançam rapidamente, é importante manter as ferramentas e as práticas sempre atualizadas.

Como minha estratégia de marketing é beneficiada?

Segundo Philip Kotler, em seu livro Administração de Marketing:

Conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os mesmos clientes que já possui“.

Ou seja, sai mais barato compreender seus clientes e se esforçar para surpreendê-los, do que ir atrás de novos. Logo, o CRM é a chave para fornecer um “raio x” dos contatos que você já atende, ou mesmo daqueles que são prospectsleads.

A ferramenta permite acompanhá-los em sua evolução, mostrando um panorama de seus produtos favoritos ou dos processos de compra inacabados, por exemplo. Assim, há um caminho claro para suas campanhas de remarketing e para obter a tão desejada fidelização.

Dessa forma, o CRM é uma peça essencial para a criação, implementação, desenvolvimento e sucesso de suas estratégias, pois vai de encontro ao que o cliente espera e norteia de maneira sem igual as campanhas de marketing, que conseguirão sanar os problemas de comunicação apresentados.

Acelerando vendas para futuros clientes

É muito importante destacar o papel do CRM como um “acelerador de vendas” para futuros clientes. Isso porque, a partir dos contatos e informações atualizadas sobre os prospects, viabiliza-se a antecipação de ofertas/soluções que atendam especialmente as necessidades percebidas. Com isso, a atuação de Marketing e Vendas passa ser mais ativa e capaz de surpreender pela assertiva abordagem.

Como escolher um CRM?

Cada empresa tem seus próprios processos e necessidades, os quais devem ser considerados na hora de escolher o sistema. Certifique-se de que ele pode atender as suas demandas!

De maneira geral, observe se a plataforma oferece:

  • Perfil do cliente como um todo, incluindo informações demográficas e psicográficas;
  • Banco de dados ligado ao comportamento de compra do cliente (desde a data da última aquisição, até a frequência de compra e relação de produtos);
  • Mecanismo de avaliação do nível de satisfação do cliente;
  • Ferramentas de atendimento e ouvidoria, que relacionem, pontuem e, se possível, respondam às queixas do cliente e as organize por categoria.

E você, já tinha ouvido falar sobre o CRM? Já tem o sistema implantado na sua empresa? Deixe seu comentário!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *