O que é o Google Analytics? Entenda sua importância na estratégia de marketing digital

Você já deve estar acostumado com as métricas de marketing comumente citadas aqui no blog. E novamente vale reforçar: sem as métricas não é possível determinar o próximo passo da estratégia e tampouco saber se o investimento foi viável.O que é o Google Analytics? Entenda sua importância na estratégia de marketing digital

Desse modo, nada melhor que o Google Analytics, que é um serviço gratuito do Google e tem por objetivo principal uma análise completa do comportamento do usuário dentro do seu site, conforme o objetivo planejado.

No artigo dessa semana falaremos sobre o que é o Google Analytics, qual a importância dessa ferramenta e quais são as principais métricas que você deve mensurar, de modo que lhe permita aprimorar sua estratégia e obter mais resultados.

O que é o Google Analytics?

Conforme comentamos, o Google Analytics é uma ferramenta de gestão criada pelo Google, que tem como principal função mensurar dados importantes do seu site/blog.

O Google Analytics é difundido mundialmente, sendo considerado a ferramenta mais popular entre os profissionais de marketing digital.

No entanto, qualquer pessoa que tenha site ou blog pode fazer uso da ferramenta, ela é inteiramente gratuita e possui um layout bem completo se comparada as demais.

Qual a importância do Google Analytics?

Após feita a integração do Google Analytics com o seu site, você já está pronto para realizar o monitoramento de quem acessa os conteúdos. Essa integração ocorre através de um código fornecido pela ferramenta, posteriormente inserido em seu site/blog.

Desse modo, a ferramenta lhe fornecerá muitas informações relevantes. Após a integração, será possível:

  • Identificar o perfil das pessoas que acessam suas páginas;
  • Determinar a frequência com que as pessoas acessam seu site/blog;
  • Descobrir a localidade e a região de onde vem os acessos;
  • Faixa etária e gênero.

Com esses dados, torna-se mais fácil o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital, facilitando a identificação da persona, que representa o perfil do cliente ideal do seu negócio.

Métricas importantes do Google Analytics

O Google Analytics, por ser uma ferramenta de análise completa, oferece diversas possibilidades de análises. Portanto, usuários iniciantes podem encontrar algumas dificuldades pela falta de familiaridade com a ferramenta.

Abaixo, conheça algumas das métricas mais básicas do Google Analytics e o que se pode concluir após a análise de seus resultados. 

Visitante

Exibe a quantidade de usuários que visitaram seu site, independentemente da quantidade de vezes que o fizeram.

Páginas visitadas (Pageviews)

Essa métrica diz quantas e quais páginas foram visitadas.

É comum que o visitante tenha interesse em conhecer mais a fundo os conteúdos do seu site/blog.

Desse modo, é importante monitorar quais páginas estão tendo maior audiência e adaptar sua estratégia. 

Taxa de rejeição (Bounce Rate)

A taxa de rejeição mostra o percentual de pessoas que visitaram uma página em seu site e não continuaram a navegação para uma nova página.

Essa métrica é importante para que se possa otimizar uma página de compra ou landing page, por exemplo.

Portanto, se a taxa de rejeição está alta nessas páginas, indica que alguma melhoria deve ser implementada, de modo a melhorar a experiência do usuário.

Fontes de acesso

Trata-se da origem dos visitantes do seu site.

Os visitantes podem ser oriundos das redes sociais, podem ter origem orgânica, através de uma campanha de display, etc. No entanto, essa métrica ajuda a direcionar o investimento pro canal mais rentável. 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *