O que são gatilhos mentais? Tudo que você precisa saber!

Já ouviu falar nos gatilhos mentais? Eles servem para estimular uma ação de modo prévio. Além disso, uma de suas principais funcionalidades é mexer com a parte emocional de seus clientes e prospectos.

Quer saber como? Recomendo a leitura até o final, pois explicaremos passo a passo como ele pode ser útil para você.

gatilhos mentais

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais nada mais são do que o estímulo mental através do uso de mensagens, sejam esses por conteúdos visuais, audíveis ou textuais, com o intuito de fazer com que o consumidor esteja efetivamente pronto a tomar uma ação, seja essa de forma consciente ou inconsciente. Portanto, é necessário utilizá-los com cautela para não persuadir negativamente seu consumidor ideal.

Qual a importância dos gatilhos mentais?

Mais do que gerar interações, tem como pilar principal provocar uma ação do público-alvo de acordo com aquilo que se espera. Portanto, é importante que se trabalhe com frequência a criatividade ao fazer uso dos gatilhos mentais nos veículos de comunicação, principalmente nas redes sociais, onde se encontram atualmente a maior parte do seu público.

O uso da psicologia dos gatilhos mentais no marketing digital

Conforme um estudo realizado, as decisões do cérebro se dividem em três fases, que são:

  • O próprio cérebro decide o que fazer
  • O despertar da ação, a princípio, fica evidente de maneira consciente, dando a ilusão de que determinada escolha está sendo tomada previamente
  • Logo, o indivíduo toma uma atitude de acordo com determinada decisão

Segundo Robert Cialdini, psicólogo e professor de marketing da Universidade do Arizona, ele explica em seu livro “As armas de persuasão: como influenciar e não deixar de se influenciar” seis gatilhos mentais impulsionadores que não podem faltar no processo de persuasão: compromisso e coerência, autoridade, reciprocidade, pertencimento, escassez e prova social.

Tipos de gatilhos mentais e como podem ser usados

Existem diversos tipos e maneiras de se aplicar os gatilhos mentais, portanto, iremos explanar apenas os essenciais, conforme descrito por Cialdini. Abaixo segue a explicação dos seis mais importantes:

Compromisso e coerência

O gatilho de compromisso e coerência tem como função o comprometimento que a empresa tem ao oferecer produtos e serviços para seus clientes.

No entanto, se tratando do desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital, pode ser associado a algo como: “se em 90 dias conseguimos entregar X resultados, fechamos um contrato a longo prazo”.

Autoridade

O gatilho mental de autoridade serve para demonstrar a qualidade e serviço que a empresa tem a oferecer se comparado as demais do mesmo nicho de mercado.

Exemplo: “Somos a maior agência de inbound marketing em performance de entrega de resultados

Mas fique atento! Se posicionar como uma autoridade no assunto envolve uma entrega de serviço acima das expectativas, portanto, assuma esse risco de forma consciente.

Reciprocidade

O gatilho de reciprocidade tem mais a ver com uma “troca de favores”. Se tratando do inbound marketing, quando um cliente te envia seu e-mail pessoal, automaticamente é de bom tom retribui-lo com envios de materiais ricos, como e-books e blogposts, pois ele te deu abertura para se comunicar.

Oferecer “teste grátis” também é uma excelente forma de conquistar reciprocidade dos seus clientes.

Pertencimento 

O gatilho de pertencimento se enquadra na caracterização de pertencer a um grupo especificamente. Por exemplo, nós desenvolvemos estratégias de marketing para os clientes, portanto, fazemos parte de uma cultura mercadológica, mesmo que de forma inconsciente nos enquadramos nesse grupo de pertencimento.

Escassez

O gatilho de escassez se baseia na “dificuldade que o consumidor tem em adquirir algo”, gerando de certa forma um senso de urgência. Portanto, em alguns casos, nos remete a algo que queremos ter mas não podemos comprar, por isso ele é importante de ser aplicado numa estratégia.

Exemplo de gatilho de escassez: “Baixe o e-book Y e seja um especialista no assunto. Mas aproveite, pois essa oferta é por tempo limitado”.

Prova Social

E por último e um dos mais importantes é o gatilho de prova social. Por que ele é tão importante? Pelo simples fato de envolver diretamente a opinião do seu público ao fazer aquisição de um produto ou serviço disponibilizado por você. Além disso fica evidente quando dizem que sua empresa “realiza um excelente atendimento”, por exemplo.

Quando afirmam que “os produtos da empresa X é melhor do que da empresa Y”, cria-se em torno disso uma alta credibilidade que atrai muito mais pessoas para conhecer seu negócio.

Quase que inteiramente os gatilhos mentais estão relacionados com a comunicação e com a criação de senso de urgência. Mas como saber se de fato funcionou? É simples: quando o seu público se sentir tocado e percorrer o ciclo de quatro ações: atenção, compreensão, armazenamento e recuperação.

O que achou dos gatilhos mentais? Quais já conhecia? Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo!

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