O que é e como gerar um fluxo de nutrição de leads?

A nutrição de Leads é uma forma automatizada para o envio de uma série de e-mails com conteúdos relevantes que abastecerão com informações os frequentadores do seu site.  Seu objetivo é fazer com que os leads estejam prontos para a próxima etapa da jornada de compras, ao perceberem que sua empresa oferece a melhor solução para suas dores.

Nutrição de leads

Entre as vantagens oferecidas, o conceito de nutrição de leads, contribui para que o vendedor se envolva com contatos que estão interessados em comprar, ou que ainda estejam em dúvida. O vendedor poderá criar um relacionamento mais próximo com os possíveis clientes, com maiores chances de efetivação da venda.

Isso facilita o atendimento para a empresa, além de ser menos inconveniente ao cliente, já que ele recebe conteúdos relevantes ao seu interesse, sanando suas dúvidas e criando a percepção que sua empresa oferece a solução mais adequada.

Como planejar um fluxo de nutrição de Leads

Para planejar um fluxo de nutrição de Leads, é preciso conhecer bem a persona. Ou seja, você precisa saber quem é, qual o cargo que ocupa, quais as soluções que ela usa e o que é preciso fazer para convencê-la a se tornar cliente.

Possuir as características essenciais do comprador é a forma mais eficiente de integrar as ações de marketing digital ao seu time de vendas.

Lembre-se de que o cliente precisa receber um conteúdo de acordo com seus interesses e, caso seja superficial, perderá o interesse. Além disso, se for muito denso, ele não vai entender e poderá colocá-lo na caixa de Spam. É essencial se atentar ao estágio em que os leads estão no funil de vendas antes de qualquer outra ação.

Embora não exista uma fórmula exata para a nutrição de Leads, essa é uma estratégia que deve estar adaptada às características dos leads e da empresa. Veja algumas maneiras de implementá-la:

1. Tenha uma base de leads qualificados

Esse é o primeiro passo para iniciar o seu relacionamento com os visitantes do seu site e, o melhor canal de nutrição de Leads. Você pode, por exemplo, montar uma segmentação dos seus leads e direcionar os assuntos por áreas de interesse, de forma mais refinada.

2. Identifique quem é sua persona

Como já comentado acima, dessa forma você saberá qual linguagem e tom deverá usar nas suas mensagens. Dessa forma, você não correrá o risco de nutris leads com informações sobre as quais eles não expressam qualquer interesse.

3. Ofereça um conteúdo de qualidade

Sem conteúdo de valor, você não irá engajar os leads e tampouco terá um relacionamento com eles. Lembre-se de que a sua comunicação deve ser sedutora e agradável. O conteúdo precisa ser relevante e útil, de modo que os leads percebam que sua empresa pode atender às suas dores.

4. Atraia a atenção do leitor

A melhor maneira é fazer uma oferta, seja um e-book, guia sobre um determinado tema, consultoria gratuita, cupom de desconto ou outros. Seduza seu Lead para atingir o seu objetivo!

Como mensurar os resultados da nutrição de Leads

A melhor maneira de mensurar os resultados de nutrição de Leads é analisá-los e, a partir da análise, realizar otimizações. É essencial acompanhar o desempenho dos seus e-mails para identificar os efeitos em sua empresa, sejam eles aumento de engajamento, aumento nas vendas e faturamento.

Dessa maneira, você poderá identificar possíveis falhas, bem como melhorar alguns pontos. Para isso, considere:

1. Porcentagem de acesso

Atente-se a taxa de abertura de e-mails para identificar se o trabalho desenvolvido foi ou não em vão. Através desse resultado, você saberá se o assunto foi atrativo ao cliente. Caso a taxa de abertura esteja abaixo de 10%, considere mudanças no assunto, tornando-o mais atrativo.

2. Quantidade de cliques

Se a sua mensagem possuir um call-to-action, ou seja, indicar ao leitor qual o próximo passo, você poderá mensurar a taxa de cliques. A média está entre 3 e 5% e caso o fluxo não cumpra com seu objetivo, é hora de testar outros formatos de CTA.

3. Taxa de conversão

Essa é a análise mais importante para mostrar o quão eficiente é o seu fluxo de nutrição de Leads. Quanto melhor os seus resultados, mais próximo você estará dos seus objetivos.

Saiba que é muito importante avaliar com clareza cada resultado dos processos que envolvem o fluxo de nutrição de Leads. E mesmo que eles sejam positivos, continue investindo em novas fórmulas.

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Referências: Marketing de Conteúdo, PIPZ, Resultados Digitais

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