Por que devo conhecer a Jornada de Compra do meu cliente?

Ao começar a investir em Marketing Digital para a divulgação de seus produtos e serviços na internet, é muito importante que você direcione seus esforços estrategicamente. Para isso, a Jornada de Compra do seu cliente é uma excelente métrica a ser acompanhada de perto.

jornada de compra

Aliás, você sabe o que é a Jornada de Compra? Basicamente, é um estudo detalhado sobre a trajetória de alguém que, buscando informações na internet, encontra o seu site e acaba por se tornar seu cliente.

Essa trajetória é dividida em 4 etapas, veja em detalhes o porquê é importante conhecer cada uma delas!

Aprendizado e Descoberta

Nessa etapa, as pessoas estão buscando informações mais simples. Prepare conteúdo visando ajudá-las a entender qual é de fato o problema que possuem. O conteúdo gerado por sua empresa precisa ser útil e informativo. Você pode fazer convites nessa etapa para que seu futuro lead se inscreva em seu blog ou visite suas redes sociais para mais informações.

Ah, muito importante lembrar que quando falamos “problema” em Marketing de Conteúdo, significa alguma situação que pode ser resolvida com seu produto ou serviço, ok? O “problema” pode ser, por exemplo, uma oportunidade de negócio.

Reconhecimento do Problema

Agora o seu visitante já é um lead e está buscando informações mais detalhadas sobre a curiosidade que foi despertada nele na etapa anterior. O seu conteúdo aqui precisa estar focado nas soluções e em características mais específicas que envolvem o problema do seu comprador potencial, mas não aponte ainda da solução.

Consideração da Solução

Etapa delicada. Aqui o seu comprador potencial já tem informações suficientes sobre o que precisa para resolver seu problema. E veja só, pode ser que ele já tenha considerado buscar informações de concorrentes.

Então, seu conteúdo precisa criar um senso de urgência para que ele avance para a próxima etapa.

Decisão de compra

Esta é a última etapa. Para aumentar as chances de que seu cliente potencial opte por sua solução, é hora de oferecer períodos de teste grátis, uma visita técnica ou uma consultoria gratuita por determinado período. O ponto chave aqui é fazer seu cliente optar por sua empresa e esquecer os concorrentes.

Inclusive, a equipe comercial já pode, nessa etapa, abordar o comprador potencial para o primeiro contato pessoal. Com base em todas as informações coletadas ao longo da jornada, a possibilidade de conversão é muito maior.

Relacione seu público-alvo com a Jornada de Compra

Ao dedicar tempo para planejar o conteúdo a ser criado para cada etapa da Jornada de Compra, será necessário definir também com muita clareza qual é o seu público-alvo. Saber quais são suas expectativas, suas dores e necessidades e seu comportamento de compra. Só assim será possível chamar sua atenção e apresentar a solução da forma adequada.

Para finalizar, uma última dica: não paute essas informações em achismos ou sensações, ok? Você precisa de fato observar esse comportamento, realizar pesquisas e entrevistas para que seu trabalho não seja em vão. Além disso, revise tanto o seu público-alvo quanto a Jornada de Compra periodicamente, sempre que sua meta de vendas ou de captação de leads não estiver sendo alcançada, pode ser que alguma informação precise ser atualizada! 😉 Para complementar, leia nosso artigo sobre a importância do planejamento de marketing digital para seu negócio.

Te ajudamos a entender um pouco mais sobre a importância da Jornada de Compras? Clique aqui para se inscrever em nossa newsletter e receber insights semanalmente!

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