Como segmentar o marketing para alavancar vendas

O marketing pode e deve ser uma ferramenta importante para alavancar vendas. Para que isso seja possível é necessário uma segmentação adequada e é fundamental saber aplicar e utilizar de forma correta as ferramentas do marketing.

Primeiramente é preciso que a empresa foque o serviço para atender as expectativas do público-alvo, unificando o departamento comercial ao departamento de marketing. O desenvolvimento desse trabalho dependerá da atuação da equipe, todos precisam estar focados para trabalhar um objetivo comum, que resultará no aumento das vendas e consequentemente o crescimento da empresa.

Em um trabalho conjunto, a equipe de marketing auxilia a equipe comercial indicando prospects que ampliarão os contatos desenvolvendo uma abordagem focada na prospecção de novos negócios desenvolvendo assim, uma rede de contatos ampla e específica. Unificando assim os departamentos.

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Imagem: M. C. Escher

Esse procedimento é mais comum em empresas que tem como público alvo outras empresas, que atuam no mercado B2B (business to business).

A segmentação do marketing divide as funções na empresa para que cada setor atue em diversas pontas e converse com vários setores da economia. Sendo assim, cada equipe ou profissional se especificará em determinada área de atuação. Essa caracterização garante o aprimoramento das ações (entendimento do negócio e atendimento) ao cliente, além de agregar profissionais mais capacitados e qualificados para realizar o trabalho.

Geralmente, esse tipo de operação possui um amplo escopo que conta com uma comunicação dirigida aos clientes (de acordo com o setor atendido), um calendário de eventos (desde feiras expositivas até experiências diferenciadas como uma oficina de golf ou um encontro gastronômico) e monitoramento de resultados com a finalidade de obter um relacionamento mais próximo.

O relacionamento do marketing possibilita também maior aproximação com associações de classe que, em geral, têm uma preocupação em oferecer aos associados conteúdo e networking extremamente relevantes à empresa. Estas ações, de fato, trazem resultados satisfatórios às companhias.

Por fim, podemos observar que esta segmentação agrega valores ao negócio e à própria equipe, obtendo colaboradores mais comprometidos e capacitados. A aproximação dessas áreas pode ser considerada como uma propulsora para visualizar novas oportunidades, além de ser uma parte importante do ciclo de vendas: que vai desde a localização de um contato, passando pelo processo de negociação e finalizado com a assinatura do contrato.

Sendo assim, a segmentação do marketing é considerada parte fundamental de uma contribuição estratégica à equipe comercial.

Artigo encaminhado por Thereza Miranda, líder da equipe de marketing segmentado da Acesso Digital

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