Como as métricas ajudam a decidir onde investir seus esforços de Marketing Digital?

A internet tem sido responsável por diversas revoluções no mundo dos negócios há algum tempo. Estar online significa que qualquer pessoa consegue te encontrar e assim, comprar o que você tem a oferecer. Então, para encontrar seu público-alvo e ganhar sua confiança, existem as estratégias de marketing digital.

marketing digital

Planejar uma campanha para o mundo virtual, porém, depende de um planejamento detalhado. Por exemplo, em qual horário seus potenciais consumidores estão online? Eles estão interagindo com o seu conteúdo da forma esperada? Como tem sido a taxa de conversão? Todas essas perguntas podem gerar o que chamamos de métricas, fundamentais para avaliar se as estratégias de marketing digital estão dando resultado ou se precisam de ajustes.

As métricas devem estar sob constante avaliação

Encontrar o público certo e criar ferramentas para interagir com ele custa dinheiro. Quando falamos em planejamento, em automação de marketing, em criação de campanhas, são horas e horas de trabalho. Logo, como todo bom dinheiro investido, é importante acompanhar o retorno, não é?

Uma das premissas do marketing digital é justamente poder gerar dados de cada ação, sendo possível analisar erros e acertos e aprimorar as estratégias a cada campanha. Muitas vezes, é possível adaptá-las mesmo durante sua veiculação.

Tá, mas o que tanto é possível medir? Veja só algumas das principais métricas que todo bom plano de marketing digital contemplam:

Leads qualificados

Depois te ter contato com o conteúdo gerado pelas estratégias de marketing digital, finalmente teremos os dados de contato dos clientes. Muitas empresas medem a quantidade de leads gerados por campanha, mas fica a sugestão de passar a avaliar a qualidade desses leads.

Para saber isso, basta manter contato com a equipe comercial e estabelecer alguns critérios que irão definir se o lead gerado tem ou não potencial para se tornar cliente.

CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Como dissemos, estar presente no ambiente digital depende de investimento. E esse investimento deve gerar retorno. Então, o CAC é a soma de todos os gastos com ferramentas de marketing digital dividido pelo número de clientes conquistados.

Nessa conta não se consideram leads, ok? Mas, se por algum motivo achar interessante também avaliar o Custo por Lead (CPL) gerado, saiba que também é uma métrica interessante para avaliar a qualidade das estratégias de marketing digital.

Taxa de conversão

Essa métrica permite avaliar o engajamento em ação por ação do seu cliente enquanto ele se “aprofunda” no conteúdo disponibilizado a ele. Por exemplo, todos os links colocados em um e-mail ou em um post numa rede social, todos os e-books colocados para download e até mesmo ofertas diretas podem ter sua taxa de conversão avaliada.

É simples. No caso de um e-mail marketing, por exemplo, veja quantos e-mails foram enviados e dividida pela quantidade de pessoas que interagiram com o conteúdo que você esperava. Essa é sua taxa de conversão.

Retorno sobre Investimento (ROI)

A sigla vem do inglês, return on investiment, e é uma poderosa aliada na hora de avaliar qualquer investimento que tenha como objetivo gerar receita. Sua fórmula é simples: Receita – Custo / Custo. Então, se você fez um investimento de R$15,000 e obteve R$80,000 de receita, seu ROI é de 4,3. Multiplicando por 100, fica mais claro: nesse caso, você obteve 433% de ROI, ou seja, de retorno sobre seu investimento.

No departamento de marketing, caso tenha sido contratada alguma consultoria, realizadas parcerias, tudo isso deve ser considerado como custo.

Marketing Digital sem métricas não resolve nada

É possível utilizar ferramentas online gratuitas para obter informações relevantes a respeito da sua audiência online. O Google Analytics e o Facebook Insights, por exemplo, com certeza são ferramentas que você deve favoritar em seu navegador. Eles já fornecem diversas informações sobre a localização, idade, relacionamento, e empresas concorrentes com as quais interagem, por exemplo.

Com esses dados, é possível preparar estratégias para cada grupo, levando em consideração seus hábitos e interesses e analisar as métricas posteriormente, melhorando cada vez mais os resultados. Sempre se pergunte: qual é o elemento principal que está fazendo essa campanha dar certo? Ou, dar errado?

Portanto, as métricas são justamente o guia para direcionar toda e qualquer ação em marketing digital. Use e abuse delas.

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