Como criar a persona ideal para o meu negócio

Personas nada mais são do que a representação semifictícia do seu comprador ideal. Entretanto, o ato de criar a persona exige um trabalho ardiloso de muita pesquisa e tempo disponível, de modo a conseguir compreender perfeitamente o perfil de seu cliente ideal.

Ainda não sabe como definir a sua? Continue lendo para entender como funciona o processo de criação da persona.

criar persona

O que são personas?

Como dito anteriormente, a persona representa o perfil de seus clientes e prospectos. Ela garante que você produza um conteúdo altamente relevante, que responda parcialmente ou por completo suas principais dúvidas, de modo a agregar valor e conhecimento em sua jornada de compra. Portanto, dependendo do segmento, pode existir a criação de duas ou mais delas, nas diferentes etapas do funil de vendas.

Persona é diferente de público-alvo

Embora tenham similaridades, existem muitas diferenças entre ambas. Enquanto a persona contempla algo mais específico e explicativo, o público-alvo se relaciona com o cliente de forma mais ampla e genérica.

Exemplo de persona:

  • Marcos, 23 anos, estudante de Marketing, pretende subir de cargo na empresa que trabalha, e pesquisa dicas em fóruns da internet para aprender a se desenvolver no ambiente corporativo

Exemplo de público-alvo:

  • Homens entre 35 e 40 anos, donos de pequenas e médias empresas, gostam de viajar em busca de encontrar novas oportunidades de negócios

Percebeu a diferença entre as duas? Portanto, não se confunda mais.

Como desenvolver uma pesquisa para criar a persona?

Apesar de parecer algo complicado, é bem mais simples do que se imagina. Sabe aquelas informações a ser preenchidas para criar um cadastro no site, como nome, sobrenome e demais dados? Pois bem, considere esse exemplo como base para entender sua pesquisa, ele será extremamente importante para compreender com mais clareza os tópicos a seguir.

1. Formulários online

Se o seu potencial cliente utiliza com frequência a internet e conhece sua empresa, disponibilize um formulário com perguntas objetivas, tais como:

  • Nome completo
  • Onde mora
  • Com o que trabalha
  • Quais atividades exerce no dia a dia
  • Faixa de idade
  • etc

Quanto mais informações pessoais coletar, melhor será para desenvolver o perfil da persona

2. Redes sociais

Embora a maioria delas tenha o intuito de entreter o usuário, elas podem fornecer informações relevantes na hora de criar a persona através dos filtros de pesquisa do buscador.

Por exemplo, se você estiver buscando por “analista de marketing”, o buscador disponibiliza uma opção de busca somente por especialistas dessa área em específico.

Ao realizar a pesquisa, comece a traçar comportamentos em comum, até conseguir definir o perfil desejado.

3. Método outbound de pesquisa

E, por último, a pesquisa tradicional, que consiste em se comunicar diretamente com o seu potencial cliente. Se possível, os entreviste para entender suas reais necessidades e anseios, e ofereça brindes após a realização da entrevista, para demonstrar que seu tempo foi valioso naquele momento.

Essas são algumas dicas fundamentais que você poderá utilizar no momento de criar sua persona. E lembre-se: mais importante do que simplesmente vender, é vender para a pessoa certa e no momento certo.

Gostou do artigo? O que achou das propostas? Caso ainda tenha dúvidas, leia outros assuntos relacionados no blog!

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