Como aumentar o alcance das publicações no Facebook?

É indiscutível que o Facebook é a maior rede social da atualidade.  O número de usuários ativos é impressionante e, com certeza, boa parte do seu público está entre eles. Isso significa que estar presente no Facebook, é uma excelente maneira de fazer sua marca ir muito longe, lhe ajudando a construir autoridade na rede. Mas, é preciso inicialmente ter reconhecimento para elevar o alcance das publicações.

alcance das publicacoes

Porém,  mesmo com conteúdo relevante e consistente, utilizando-se de todas as estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, é um erro acreditar que o crescimento da sua página e a relevância da sua marca entrarão em franca expansão de forma totalmente orgânica.

Os anúncios pagos são essenciais para que qualquer marca ganhe reconhecimento e cresça na web. Todo o seu esforço em produzir conteúdos de qualidade, será em vão se os mesmos não atingirem as pessoas certas, no menor tempo possível. Por isso, o Facebook disponibiliza uma categoria de anúncios pagos. Explicaremos como isso funciona na prática. Acompanhe!

Como funcionam os anúncios pagos?

O objetivo dos anúncios no Facebook é  fazer com que seu conteúdo atinja mais pessoas. Porém, não pode ser qualquer pessoa. É preciso que o público atingido tenha algum interesse na solução que você oferece. Contudo, o Facebook Ads permite que você selecione, com alguns cliques, exatamente o seu público-alvo e até mesmo sua persona.

Entenda melhor:

Segmentação de público

Todo usuário do Facebook, ao se cadastrar na rede e até mesmo durante a navegação, acaba inserindo dados relevantes sobre suas atividades online. Preferências, gostos, estilos, gênero, enfim. Todo o tipo de informação. São essas características que o Facebook reúne para encontrar o público ideal para sua empresa. As páginas de empresas no Facebook contam ainda com uma ferramenta, o gerenciador de negócios, onde facilmente você consegue segmentar seu público de maneira refinada, permitindo direcionar seus anúncios para os leads mais qualificados.

Custo flexível

Uma vez definida a segmentação de público, você poderá determinar o período de tempo que seu anúncio será exibido, bem como o valor investido. Com poucos reais já é possível perceber a diferença de engajamento, quando comparado com o engajamento orgânico. Para empresas pequenas, é uma ótima maneira de ganhar autoridade na rede de forma gradual porém, lentamente.

Atraia sua persona

Diferente das campanhas pagas do Google, onde o usuário faz primeiramente uma pesquisa até encontrar sua solução, as campanhas do Facebook podem atrair interesses quando sua persona sequer sabia que precisava da sua solução. Por isso, esse poder de atração do Facebook é ótimo para empresas em estágio inicial. Além disso, as campanhas pagas poderão ser segmentadas para atingir sua persona em diferentes estágios do funil de vendas.

E o alcance orgânico?

Quem utilizava o Facebook há dois anos, percebeu a diferença na frequência dos anúncios orgânicos. Ou seja, quando uma marca compartilhava algum conteúdo de forma orgânica, era muito fácil conseguir um alcance de até 80%. Dessa maneira, o conteúdo era exibido para quase todos os seguidores de determinada fan page. Hoje, esse número não chega a 20%.

Além de ser uma forma de induzir os anunciantes a fazerem anúncios pagos, o Facebook tem priorizado postagens de amigos e familiares nos feeds de notíciasMark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, anunciou recentemente que os algorítimos da rede social foram calibrados para aumentar a interação entre as pessoas. Por isso, os anúncios orgânicos tiveram essa drástica queda em suas exibições.

Essa medida foi tomada também para tentar inibir a prática de notícias falsas pela rede. Na prática, os mais de 2 bilhões de usuários vão ler menos notícias na rede social.

Aumentando efetivamente o alcance das publicações

Para ganhar autoridade e reconhecimento da sua marca no Facebook, além de anúncios pagos para um público muito bem segmentado, há outras estratégias que poderão fazer seu negócio brilhar!

Todas as vezes que você publicar um conteúdo, tenha em mente que este precisa ser altamente compartilhável. Além disso, seu conteúdo precisa se destacar de tal maneira, que seu público reconheça que você tem a solução ideal para um problema que ele sequer sabia que possuía.

Publicar conteúdos de maneira regular, também ajuda a gerar mais interações e melhora o alcance das publicações. Ou seja, conteúdos regulares e de qualidade, geram mais engajamento.

O Facebook possibilita que você construa anúncios para diferentes objetivos, que vão além de apenas vender um produto ou serviço pela rede. Dessa forma, é possível criar uma campanha de tráfego para um site, blog, ou landing page própria para a captura de leads. É ideal criar diferentes tipos de campanhas, visando aumentar o alcance das publicações.

Desse modo, você pode conseguir mais tráfego, para conhecer melhor o comportamento do seu público e, gerar leads para construir um relacionamento. É importante lembrar que tudo que é relacionado a interação (sejam comentários ou compartilhamentos) contribui para que o seu conteúdo seja distribuído de forma mais eficiente e tenha um alcance maior.

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Referências: Mestre do Adwords, Nova Escola de Marketing, Estadão

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *