Capacitação do profissional de marketing: Quais cursos fazer?

Quem não come feijão, não cresce. Já ouviu antes? Bom, muitas mães costumavam dizer isso para seus filhos no intuito de estimulá-los a comer direito. Há ainda quem alerte os pequenos dessa maneira. Mas agora, no mundo adulto, a frase, em diferentes contextos, cede espaço para outra chamada: quem não se atualiza fica para trás. No caso do profissional de marketing não é diferente.

Fazer faculdade, pós-gradução e cursos  de reciclagem, entre outras formas de estudar, não deixa de ser um processo de crescimento. Ou seja, a gente ainda tem que comer muito “feijão” para alcançar a estatura desejada. A pergunta é: aonde você quer chegar?

Mesmo que não seja assim tão longe, nada vai te livrar do esforço de continuar se mexendo para não deixar a peteca cair. Quem está cobrando desta vez não é a sua mãe, é o mercado, e ele é acelerado, complexo e implacável. Ainda mais para quem trabalha com Marketing. São tantos conceitos, ferramentas e novidades, que basta uma piscadela para perder o bonde. Socorro!

Atualização do profissional de marketing

Ok. Mas então, por onde seguir? Quais tipos de capacitações precisam ser buscadas? Vamos dar uma olhada nisso aí. A gente tem algumas boas indicações para você!

Benefícios da capacitação para o profissional de marketing

Só para ficar bem claro, vamos nos ater um momento ao que o profissional de Marketing ganha, afinal, quando investe em treinamento, atualização e outras capacitações.

  • Criatividade: Informação é a matéria-prima para o cérebro criar. Assim, sem ver coisas novas, ele não poderá ser criativo;
  • Agilidade: Ao estar inteirado sobre as tendências, o profissional consegue antever desafios, planejar com assertividade e atuar com o timing necessário para aproveitar melhor as oportunidades;
  • Inquietação: Ao ampliar os horizontes é possível perceber que ainda há muito a se aprender, conhecer e experimentar. Isso fomenta aquela inquietação essencial para o desenvolvimento de um perfil que está em constante busca pela excelência;
  • Networking: A capacitação profissional é uma excelente oportunidade de fazer novos contatos, parcerias e negócios;
  • Liderança: Aquele que sai em busca do seu aperfeiçoamento chama a atenção dos demais por sua postura disposta e comprometida. Torna-se uma referência, capaz de indicar novas estratégias a seguir.

Muito bem. É claro que esses são apenas alguns dos benefícios. A seguir relacionamos 3 áreas nas quais o atual profissional de marketing deve buscar capacitação, seja de modo a aprender algo novo, seja como forma de atualização ou certificação.

1. Marketing Digital

Capacitação do profissional de marketing

Quem não manja do digital pode estar com os dias contatos. Ainda que não vá atuar diretamente com esse segmento, é indispensável conhecer como a internet pode ajudar a conquistar maiores resultados. Novas ferramentas e possibilidades surgem a todo momento. As empresas exigem esse conhecimento e, de fato, muitas ações podem ser facilitadas a partir dele.

Há muitos temas relacionados ao Marketing Digital. Para começar, seria interessante considerar cursos relacionados a:

  • Mídias sociais;
  • Produção de Conteúdo;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Métricas.

2. Automação de marketing

A automação traz um conceito e uma tecnologia que são imprescindíveis para que os esforços de marketing tragam bons resultados nestes “tempos digitais”. Afinal, como se relacionar de modo personalizado com todo o mailing? Como enviar o conteúdo certo para cada tipo de contato? Como tornar as ofertas mais atrativas a eles?

É preciso lembrar que aquele velho jeito de fazer comunicação em massa não surte mais os efeitos esperados. A pegada é a personalização, a customização das campanhas. Mas, para conseguir fazer um bom trabalho nesse sentido, de acordo com a jornada de compra do seu consumidor, é preciso dominar as ferramentas certas e ter o pensamento estratégico devidamente alinhado.

3. Customer Success

Você se empenha para construir o sucesso do cliente? Saiba que, na verdade, essa ideia abrange a uma série de práticas que necessitam de um estudo mais cuidadoso.

Tem a ver com atendimento, com experiência de compra, com relacionamento, com resultados reais a partir das soluções que sua empresa oferece, com a capacidade delas em gerar boas recomendações e com fidelização. Tem a ver com aumento de vendas e com processos bem definidos.

Calma, calma. Já é possível encontrar com facilidade treinamentos que auxiliam a entender e a pôr em prática tudo isso.

Onde fazer esses cursos?

Bem, há diversas opções no mercado. Inclusive de cursos online e, inclusive, que oferecerem certificações. Nós sugerimos as seguintes escolas:

Pronto para se tornar o melhor profissional de marketing do pedaço? Nós esperamos que sim! E para continuar sempre atualizado, assine nossa newsletter. Nossas atualizações podem ajudar bastante em seus desafios 😉

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *