5 benefícios do alinhamento entre Marketing e Vendas

As duas áreas são de suma importância para o sucesso do negócio. Certamente isso está claro para você. Marketing e Vendas possuem atribuições e desafios próprios, que devem ser conduzidos separadamente, de acordo com cada um dos objetivos. Certo?

Não.

Objetivos de Marketing e Vendas

Embora, em muitos casos, andem por corredores distintos, esses setores, assim como os demais, precisam (urgentemente) caminhar de mãos dadas. Afinal, na verdade, só há uma missão: fazer a empresa/marca alcançar o sucesso. Portanto, nada justifica aqueles velhos embates entre Marketing e Vendas. Vamos lá, comprometimento acima de tudo, pessoal!

Enquanto as ações de divulgação galgam a visibilidade necessária e atraem possíveis clientes, o Comercial desenvolve o relacionamento capaz de fechar negócio. Ou seja, um trabalho complementa o outro para que o resultado final seja o esperado.

Quando há essa sinergia, ambos os “departamentos” saem ganhando. Diversos insights de melhorias e oportunidades são gerados para que se faça mais, melhor e mais rápido. Além disso, há o ganho da inteligência de mercado, que torna a empresa mais competitiva. Mas há outros benefícios que merecem ser evidenciados.

Antes disso, vale ficar ligado no conceito adiante!

Por dentro do Smarketing

Criado pela Hubspot, o conceito de Smarketing define o alinhamento ideal entre Marketing e Vendas, e engloba o ciclo das ações necessárias. Nele, o Marketing gera a demanda, captando e nutrindo os leads de modo a repassá-los preparados para o time comercial. Ou seja, realiza os esforços de inbound.

Vendas, por sua vez, entra em jogo com toda sua expertise de relacionamento e negociação. Então, depois que o negócio é fechado, essa equipe devolve os clientes para o Marketing, que deve trabalhá-los de outra forma. O intuito aí é buscar desenvolver estratégias de up selling e cross selling. Interessante, não?

Bem, para ficar mais claro o quanto essa proposta é maravilhosa, vejamos a seguir os “benefícios” prometidos no título.

O poderoso casamento de Marketing e vendas

Alinhamento de Marketing e Vendas

Há diversos ganhos oriundos do Smarketing. Relacionaremos apenas alguns deles. Tome nota para apresentar aí no seu escritório!

1. Melhor conhecimento do consumidor

Quando o trabalho de Inbound Marketing é bem executado, torna-se possível entender mais a fundo quem é o lead e, assim, levá-lo para a próxima etapa com informações mais ricas e relevantes para a abordagem comercial.

2. Qualificação de leads assertiva

Com o diálogo próximo entre Marketing e Vendas a concepção do que é um lead realmente qualificado para o negócio fica mais clara. Juntas, essas áreas conseguem estipular como deve ser a nutrição do contato para que ele evolua ao longo do funil. Desse modo, evita-se confusões conceituais e comerciais que poderiam, no final das contas, sair caro demais.

3. Posicionamento sólido e eficiente

O alinhamento proporcionado pelo Smarketing faz com que Marketing e Vendas olhem para a mesma direção, estabeleçam um discurso único e desenvolvam suas ações em harmonia com a cultura e os valores da empresa. Com isso, não há o perigo de as campanhas apresentarem determinada proposta e os vendedores conduzirem os contatos de maneira totalmente alheia aos apelos vistos nas mídias.

4. Competência no aproveitamento de oportunidades

Unidas, as áreas se blindam contra a falta de atenção e conseguem apresentar um desempenho superior no aproveitamento das oportunidades. A qualidade das informações disponibilizadas é um dos fatores que contribui nesse sentido.

5. Mais vendas!

O resultado de tudo isso justifica lindamente a existência do Smarketing. Os benefícios se traduzem de maneira prática, que pode ser contabilizada no aumento das vendas.

E, então, que tal? Quer saber mais?

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