O que é automação de marketing e por que ela pode ajudar sua empresa?

Imagine se você fosse capaz de manter um contato personalizado com todo o seu mailing. Basicamente, essa é a função das ferramentas de automação de marketing. Como o próprio nome sugere, elas automatizam – e potencializam – as ações da sua empresa que visam posicioná-la,  promovê-la, gerar envolvimento e contribuir para o seu sucesso. Seus objetivos abrangem desde a nutrição de leads para viabilizar vendas, até a manutenção de um bom relacionamento com o público.

automação de marketing

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Acompanhe nosso artigo e descubra como a automação de marketing pode realmente ajudar seu negócio!

 

Nutrição de leads

Ao interagir com sua empresa por meio de alguma plataforma digital, um possível cliente se transforma em um lead. Porém, a relação entre lead e venda não é 1×1. Assim, é importante nutri-lo, ou seja, prepará-lo para a compra.

Todo o caminho que o lead irá percorrer em qualquer plataforma já deve estar previsto. É justamente o modo como cada contato se relaciona com seu conteúdo, e-mails, navegação em seu site e nas redes sociais, por exemplo, que determinará o quanto esse lead está qualificado ou não para a área comercial.

Antes desse contato ser repassado a ela, é necessário entender qual é sua situação atual desse potencial cliente: ele pode estar apenas buscando informações, pode ter se tornado cliente de um concorrente há poucos dias, ou talvez ainda nem tenha percebido tudo o que sua empresa pode fazer por ele. São as estratégias de automação de marketing que vão revelar isso e, dessa maneira, nutrir o lead com as informações certas, de acordo com o perfil identificado.

Trajeto pelo funil de vendas

Parece simples o conceito de automatizar os mecanismos de marketing, não é mesmo? Mas não se deixe enganar. Até fechar uma compra, o cliente ou lead passa por todo um processo, no qual, cada fase, apresenta os seus próprios desafios e necessidades. A “intervenção” em cada uma dessas etapas precisa ser cuidadosamente articulada, a fim de que o contato avance para o estágio seguinte do funil de vendas.

Há muitos fatores e características a serem observados. Junto com a equipe comercial é necessário identificar e compreender o momento e as particularidades de cada indivíduo. Só assim a automação trará os resultados esperados.

Apenas depois de já ter recebido todas as informações relevantes é que o vendedor entra em cena, de modo que ele se torne um suporte para a tomada de decisão.

A diferença entre CRM e automação de marketing

Converse com sua equipe de vendas e pergunte a ela quanto tempo leva até que um cliente em potencial caminhe para o fechamento da venda.

Geralmente, é um trajeto longo e dispendioso, sobretudo por conta da falta de nutrição adequada. Enquanto o CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) tem como objetivo a efetivação da venda, a automação de marketing visa preparar o lead para a compra. Ou seja, são dois processos que devem caminhar juntos.

Inclusive, se a sua empresa já contar com cadastros atualizados dos clientes e tiver um site bem estruturado em operação, esta é a hora de investir na automação de marketing!

Ferramentas de automação de marketing

Na prática, para que as estratégias de automação de marketing sejam eficazes, é essencial dispor das ferramentas corretas. Campanhas de e-mail marketing, por exemplo, são muito importantes. Utilizando a plataforma adequada é possível mapear a área do e-mail mais clicada, ou até mesmo saber se ele foi aberto ou não. Esses dados ajudam a definir a próxima etapa do contato com esse lead.

Em blogs e apps é possível analisar o tempo em que determinado usuário ficou logado, quais foram os temas de maior interesse, os assuntos mais comentados ou mais compartilhados. Algumas ferramentas possibilitam até mesmo identificar sua localização, o que pode ser importante para guiar novos caminhos.

Para a captação de leads, caso sua empresa não tenha um sistema de CRM bem estruturado, a criação de landing pages pode ser uma excelente estratégia, uma vez que ela permite colher dados rápidos do interessado e, a partir daí, estabelecer um contato mais coerente com ele.

Todas essas funcionalidades e facilidades podem ser encontradas em soluções como o RDStation, da Resultados Digitais. Ache a que melhor atenda as suas demandas!

Como deu para perceber, a automação de marketing é complexa e quanto mais detalhada for sua construção, maiores são as chances de se fechar negócios e cases de sucesso.

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Referências: E-Notas, RD Station, Marketing de Conteúdo.

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