Como a automação de marketing aumenta suas vendas?

As ferramentas de automação de marketing têm sido grandes aliadas dos profissionais de marketing, possibilitando tanto um melhor relacionamento com os clientes quanto maior percepção sobre o negócio, o que contribui para a evolução de toda a empresa.

automação de marketing

Talvez já tenha passado pela sua cabeça que automação de marketing seja, por exemplo, agendar postagens em redes sociais. Em algumas estratégias, essa pode ser uma das tarefas previstas na automação. Mas, em um sentido mais amplo, o objetivo é entender o potencial cliente e interagir com ele da forma mais assertiva possível nos canais online.

Ainda parece um pouco abstrato? Não se engane, além de fácil de compreender, vale a pena ler o artigo dessa semana para saber como lucrar mais através da automação de marketing!

Produção de conteúdo direcionado à persona

Quando seu negócio está na internet, é preciso divulgá-la para seu público-alvo, certo? Até então, essa era a principal maneira de prospecção. Com o avanço da tecnologia e a permeabilidade das redes sociais nos mais diferentes públicos, o marketing ganhou sua versão digital, com ferramentas e características próprias.

Nesse contexto, público-alvo ajuda, mas ainda é amplo demais para direcionar esforços. Por isso, é necessário que determinemos quem é a persona, ou seja, um perfil detalhado da pessoa mais propensa a comprar seu produto ou serviço. Além dos fatores como idade, renda e onde reside, dados já encontrados no público-alvo, a persona traz valores, momento de vida e hobbies, por exemplo. Recentemente, escrevemos um artigo inteiro apenas sobre esse tema, leia também!

Dessa forma, ao criar conteúdo, é possível sanar dúvidas específicas dos potenciais clientes, criando vínculos de confiança e aumentando a chance de venda. Ao ter contato com seu material, toda e qualquer reação pode ser rastreada e se transformará em dados para automatizar os próximos passos da relação, visando fortalecê-la cada vez mais.

Benefícios ao investir em automação de marketing

Antes, pergunta: sabe qual é o investimento que faz hoje para obter um lead para a área comercial? Quanto tempo dura o seu ciclo de vendas? É importante ter essas respostas em mente agora. Ao investir em automação de marketing, será possível mapear esses custos. De antemão, na maioria das vezes custa menos do que manter um time apenas para prospecção ou apostar em visitas e ligações aleatórias.

Maior geração de leads

Conhecendo a jornada dos seus clientes e utilizando ferramentas como e-mail marketing e landing pages, por exemplo, é possível atrair e capturar mais leads.

Oportunidades de venda

É disso que estamos falando, resultado, não é? Pense que a pessoa que se inscreveu hoje em sua newsletter, talvez se assuste com uma ligação do Comercial fazendo uma oferta. Antes, deixe as ferramentas de automação de marketing realizarem seu trabalho de nutrição, ou seja, preparar os leads para o momento da compra.

Menor ciclo de vendas

Quando um potencial cliente já teve acesso a diversas informações, tanto gerais quanto técnicas, da oferta de uma empresa na qual tem interesse, é muito mais fácil fechar a venda.

Aliás, não só fechar a venda como transformar a venda em um processo de consultoria, o que fortalece ainda mais o vínculo empresa-cliente.

Reduz o CAC

O custo de aquisição por cliente, ou simplesmente CAC, é a métrica que determina qual foi o seu investimento financeiro para adquirir um novo cliente. Pense que, ao invés do departamento de Marketing ter que mapear o perfil de cliente por cliente, a automação de marketing permite analisar o comportamento dos leads através de sua interação com conteúdo online. O que soa mais viável financeiramente?

Ferramentas úteis para a automação de marketing

É necessário bastante esforço humano para a produção de conteúdo adequado às personas. Inclusive, quanto melhor for o conteúdo, melhor será a interação e maior a chance de vender mais. Veja quais ferramentas podem ajudar a reduzir esse tempo produzindo:

  1. Active Campaign: ferramenta completa, possui período de teste gratuito e assinatura em valor acessível. Sistema de CRM próprio, acompanhamento de campanhas de e-mail marketing, inclusive com templates e ferramentas de criação bem organizadas. Vale a pena conhecer!
  2. GetResponse: com uma interface muito amigável, é própria para a criação de listas e disparo de e-mail marketing e criação de landing pages.
  3. Mail Chimp: basicamente, é utilizada para a gestão de e-mail marketing. Mesmo sendo gratuita para até 2,000 contatos, oferece ajuda para algumas decisões e segmenta as listas de acordo com o comportamento dos leads sendo trabalhados.

Há também softwares, como o RD Station, da desenvolvedora Resultados Digitais, que compilam diversas ferramentas em uma única plataforma, de forma totalmente personalizável, facilitando ainda mais as tarefas de automação de marketing.

Há ainda outro benefício de se pensar estrategicamente na automação de marketing. Durante o processo de definição de persona, de qual é melhor conteúdo de acordo com cada tipo de cliente, é possível que surjam excelentes insights que ajudarão a melhorar ainda mais sua oferta e o posicionamento de sua empresa no mercado.

Gostou das dicas dessa semana? Aproveite e clique aqui para fazer o download do Guia Definitivo da Automação de Marketing para conhecer ainda detalhes sobre ferramentas e estratégias de automação!

Fonte: Resultados Digitais / Marketing de Conteúdo

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *